quinta-feira, 14 de junho de 2012

Gil Gomes completa 72 anos


O repórter policial mais famoso do Brasil, completou 72 anos nesta quinta-feira. Ele nasceu na cidade de Sorocaba, interior paulista, no dia 14 de junho de 1940.
Embora adoentado, atualmente Gil Gomes participa do Programa Kaká Siqueira, na Rádio Iguatemi AM (1.370 kHz - São Paulo/SP), sempre às 14h, contando casos policiais.
De família pobre, na infância Gil Gomes sofria de gagueira e para superá-la tentava imitar os locutores esportivos que ouvia pelo rádio. O método funcionou graças, segundo afirma, a sua força de vontade. Foi, então, convidado a ser locutor nas quermesses da igreja e descobriu que a comunicação era sua vocação. Abandonou assim a idéia de ser médico, como desejava seu pai.
Numa dessas quermesses recebeu, aos 18 anos de idade, o convite para seu primeiro emprego na Rádio Progresso de São Paulo, como locutor esportivo. Nesta função, passou por algumas emissoras capital e do interior paulista até chegar à Rádio Marconi (rádio que teve sua concessão cassada pela ditadura militar). Quando a Rádio Marconi parou de fazer coberturas esportivas, Gil Gomes passou a integrar o departamento de jornalismo da emissora cuja chefia assumiu no final dos anos 60.
Foi um incidente ocorrido em 1968 que fez nascer acidentalmente o repórter policial Gil Gomes. Ele realizava entrevistas pelo telefone com políticos, quando tomou conhecimento que um caso de agressão sexual estava ocorrendo no edifício onde a rádio estava instalada.
Num impulso, resolveu fazer a cobertura do caso ao vivo. Desceu as escadas do prédio com o microfone na mão, fazendo locução e entrevistando os envolvidos e as testemunhas. A Rádio Marconi obteve uma audiência recorde com essa cobertura e Gil Gomes concluiu que um programa policial ao vivo era o caminho a seguir.
Desejamos muita saúde ao eterno jornalista e repórter policial mais famoso do Brasil. 

FONTE: BASTIDORES DO RADIO


4 comentários:

  1. Sou seu fã Gil Gomes, lhe desejo muita saúde e longevidade. Um grande abraço! Carlos Henrique.

    ResponderExcluir
  2. Gil Gomes...muita saúde,que Deus prolongue sua vida.

    ResponderExcluir
  3. assim como o afanasio jazadji gil gomes faz parte de um tempo q ñ volta mais, onde tinham homens de coragem sem medo de vagabundos e colocavam o seu na reta, homens assim merecem viver muito pelo simples fato de serem defensores da ordem e bons costumes, q DEUS TODO PODEROSO de a vc gil muitos anos de vida !!!!!

    ResponderExcluir
  4. Sou seu fa numero 1 sempre te escutava nas radios de sao paulo apesar de morar em minas, voçe e um reporte completo, como esta escrito na reportagem marco com sua voz ativa, deus te de saude e muitas felicidade.

    ResponderExcluir